10 Curiosidades sobre a Memória
imagem de: https://blog.cognifit.com/es/tipos-de-memoria/
• Ter falhas de memória é muito comum, até quando somos jovens.
Muitas vezes pensamos que as falhas de memória “apenas acontecem a pessoas de idade”, mas, na verdade, estas são mais comuns do que pensamos. Todos sofremos falhas de memória, especialmente quando se trata de assuntos aos quais damos pouca importância.
• A capacidade de memorizar informações melhora com a idade.
Geralmente, tendemos a acreditar que a memória piora com a idade. Mas a ciência provou precisamente o oposto! A capacidade que o ser humano possui de aceder ao seu “arquivo” de informações e conhecimentos adquiridos chega ao máximo entre os 60 – 70 anos.
• A “memória de elefante” é genética.
Quem tem a capacidade lembrar de datas históricas durante anos e detalhes de acontecimentos passados possui uma memória extraordinária. Esta é a chamada “memória de elefante”, que é, geralmente, geneticamente herdada.
• A prática de atividade física promove o bom funcionamento do cérebro.
Quem pratica exercício físico antes dos 40 anos preserva o volume cerebral intacto por décadas! Ao movimentarmos o corpo, fazemos com que o coração bombeie mais sangue e oxigene melhor a cabeça, promovendo as nossas capacidades cerebrais.
• Factos marcantes ficam permanentemente gravados na nossa memória.
Acontecimentos com maior carga emocional ficam gravados na memória, por terem maior impacto em nós, por nos marcarem mais que os acontecimentos banais.
• Um adulto pode lembrar cerca de 20 a 100 mil palavras.
A nossa memória é ilimitada, quanto mais a treinarmos, maior capacidade virá a ter.
• A memória começa a funcionar antes de virmos ao mundo.
Segundo estudos científicos, a memória começa a funcionar 20 semanas após o ser humano começar sua formação.
• Dormir faz bem à memória.
Ter um sono descansado só nos traz vantagens. É durante o mesmo que o cérebro seleciona as informações importantes ou não importantes para guardar ou não na memória.
• Excesso de açúcar prejudica a memória.
A memória tem tendência a deteriorar-se ao decorrer da vida, principalmente se ingerirmos alimentos ricos em açúcar. A partir dos 40 anos, o corpo demora mais para metabolizar a glicose, prejudicando o hipocampo.
• O ser humano tem a capacidade de recordar melhor quando fecha os olhos.
Quando temos os olhos fechados, removemos automaticamente as distrações visuais. Isto leva o nosso cérebro a concentrar toda a sua energia na lembrança da memória desejada.
Mariana,
membro do blog Mais que uma Recordação, uma Memória!
Fontes Recorridas:
“Memória: 7 fatos curiosos que você provavelmente não sabia“ https://boaforma.abril.com.br/saude/fatos-curiosos-sobre-a-memoria-que-voce-nao-sabia/ (consultado a 03/03/21, às 21:07)
“7 coisas interessantes sobre a memória” https://www.pearsonclinical.com.br/blog/2015/geral/7-coisas-interessantes-sobre-a-memoria/ (consultado a 04/03/21, às 10:33)
Bons conselhos!
ResponderEliminar