Relação entre a Memória e a Música

 

Hoje, com base em vários estudos científicos, sabe-se que a música tem um grande efeito benéfico no nosso cérebro, uma vez que é uma das poucas atividades que estimula quase o cérebro todo. Desta forma, é possível afirmar que a música, de facto, traz-nos imensas vantagens, incluindo não só a melhoria da memória, do foco e das capacidades motoras e cognitivas, como também a redução de sintomas de depressão, do stress, etc.   


MEMÓRIA

Num estudo, foram selecionadas um grupo de pessoas para ouvir trinta músicas populares. Foi possível verificar que a atividade neural no córtex pré-frontal, área do cérebro responsável pelo armazenamento das nossas memórias de longo prazo, ia ficando mais forte à medida que ouviam essas músicas, sendo, assim, possível estabelecer uma relação entre as emoções, as memórias e a música.   


CONCENTRAÇÃO

Existe a ideia de que o nosso cérebro possui dois sistemas de atenção, sempre ativos, um consciente e outro inconsciente.

Mesmo quando a nossa atenção consciente está focada numa tarefa importante, a inconsciente continua ligada, sempre a detetar o que está na nossa periferia através dos sentidos, principalmente quando a tarefa principal é desagradável ou aborrecida e forçamo-nos a focarmos nela.

É, então, que a música se torna numa ferramenta extremamente útil, uma vez que impede o sistema de atenção inconsciente de nos distrair com os mais pequenos detalhes à nossa volta. Certas músicas permitem que o nosso cérebro entre num estado em que nos focamos totalmente no que é realmente importante, sendo que nos esquecemos da música de fundo.

 

 

STRESS E ANSIEDADE 

Foi descoberto que a música é capaz de desencadear uma grande variedade de reações químicas no nosso cérebro que contribui para o relaxamento. Desde a redução das hormonas relacionadas com o stress e a ansiedade (cortisol e adrenalina) até à estimulação de sentimentos de felicidade através da produção de hormonas como a dopamina e as endorfinas, a música estabelece quase uma ligação direta com a boa disposição. 

 



Catarina, 

membro do blog Mais que uma Recordação, uma Memória!






Webgrafia

 

“O Processo de Fabricação de Memória”

Tipos de Memória e o Processo de armazenar uma memória

*      http://penta.ufrgs.br/edu/telelab/1/types.htm(2 de Fevereiro de 2021)

 

“Psicologia B ”

A memória e o esquecimento/Psicologia B

*      https://psicologiab.wordpress.com/2011/01/28/a-memoria/(3 de Fevereiro de 2021)

“Memória”

Memória - Paulo Horta – Psicologia B – Webnode

*      https://paulohorta-psicb.webnode.pt/conceitos/memoria%2c-percep%c3%a7%c3%a3o-e-aprendizagem-/memoria/(8 de Fevereiro de 2021)(4 de Fevereiro de 2021)

 

“Portfólio Psicologia B”

Portfólio Psicologia B

*      https://fliphtml5.com/tmtnr/mffo/basic(8 de Fevereiro de 2021)

“Perda de Memória”

Perda de Memória – Distúrbios Neurológicos – Manuais MSD

*      https://www.msdmanuals.com/pt-pt/profissional/dist%C3%BArbios-neurol%C3%B3gicos/sintomas-dos-dist%C3%BArbios-neurol%C3%B3gicos/perda-de-mem%C3%B3ria(9de Fevereiro de 2021)

“Amnésia”

Amnésia – Distúrbios cerebrais, da medula espinal e dos…

*      https://www.msdmanuals.com/pt/casa/dist%C3%BArbios-cerebrais,-da-medula-espinal-e-dos-nervos/disfun%C3%A7%C3%A3o-cerebral/amn%C3%A9sia(9 de Fevereiro de 2021)

 

Comentários

Mensagens populares