Livros com base na Memória
A Persistência da Memória, de Daniel Oliveira
Um segredo inconfessável e a frágil fronteira entre sonho e realidade atravessam este romance desconcertante sobre a intimidade de uma mulher perseguida pelas sombras da sua própria história.
Em Busca da Memória, de Joseph Jebelli
«Quando eu tinha 12 anos, o meu avô começou a comportar-se de uma forma estranha. Primeiro, foram os passeios inexplicáveis. Levantava-se da mesa do jantar e encontrávamo-lo, meia hora depois, a deambular pelo bairro. Não tardou a que deixasse de reconhecer a própria família.»
Foi o desejo de compreender o que se tinha passado com o avô que fez embarcar o autor nesta viagem de descoberta sobre o que é a memória, como se forma e o que leva à sua destruição.
Este livro é sobre o passado, o presente e o futuro da doença de Alzheimer.
Desde o primeiro caso registado há mais de cem anos até à inovadora investigação que está em curso, numa história capaz de rivalizar com qualquer romance policial, onde os heróis são os cientistas do mundo inteiro e os corajosos pacientes e as suas famílias.
Em Busca da Memória é o livro que faltava sobre a doença; um relato em que o autor dá rostos à doença para revelar uma pandemia que demorou séculos a detetar, lembrando a todos de que nunca devemos tomar a memória — o nosso bem mais precioso — como garantida.
SOS Memória, de Dr. Daniel G. Amen
A investigação imagiológica cerebral tem revelado que a perda de memória pode começar décadas antes do primeiro sintoma se manifestar. Aprenda o que pode fazer não só para prevenir a perda de memória mais tarde na vida, mas também para recuperar as funções de memória que pode já ter perdido. O Dr. Amen, especialista em saúde cerebral, revela aqui uma estratégia diversificada - incluindo exercícios físicos e mentais, mudanças alimentares e práticas espirituais - para otimizar a memória e prevenir o declínio cognitivo.
Catarina,
membro do blog Mais que uma Recordação, uma Memória!
Comentários
Enviar um comentário