A Definição de Memória; A Descrição de Memória a Curto e a Longo Prazo; Relacionamento entre o Esquecimento e a Memória


A Definição de Memória


Memória: É a capacidade que o ser humano possui de adquirir, reter e recordar, ou seja, codificar, armazenar e recuperar as informações apreendidas ou vividas.

As regiões do cérebro responsáveis pela memória são o Tálamo, a Amígdala, o Hipocampo e o Cerebelo.







Descrição de Memória a Curto e a Longo Prazo


A memória de curto prazo:

A memória a curto prazo está presente no hipocampo. É um tipo de memória que retém a informação durante um período limitado de tempo, a partir do qual pode ser esquecida, perder-se e assim será irrecuperável, ou então, passar para a memória a longo prazo.

Existem dois tipos de memória a curto prazo: a memória imediata e a memória de trabalho.

A memória imediata retém a informação apenas por uma fração de tempo (± 30segundos). Normalmente, conseguimos reter até sete unidades de informação: sete dígitos ou sete letras.

A memória de trabalho retém a informação enquanto ela nos é útil, por exemplo quando repetimos um nome ou um número várias vezes porque não o pudemos escrever.



Os diferentes tipos de Memória de Longo prazo


A memória a longo prazo é um grande “armazém” que retém todas as informações vindas da memória a curto prazo, podem ser armazenadas; durante horas, meses ou até toda a vida, possui uma capacidade ilimitada.

Há dois tipos de memória de longo prazo: a memória não declarativa e a declarativa.

A memória não declarativa: Existem comportamentos do dia-a-dia que dependem desta memória: andar de bicicleta, jogar bola, lavar os dentes, ler um livro, etc.,ou seja, o exercício, o hábito e a repetição destes comportamentos, tornam esta memória reflexa e automática. Pode ser designada por memória implícita ou sem registo.

A memória declarativa, explícita ou com registo, implica consciência do passado, do tempo, de experiências vividas, de acontecimentos e pessoas. Esta memória lida com conteúdos que podem ser declarados, ou seja, transpostos para palavras.

Dentro desta memória, podemos ainda separar a memória episódica da semântica:

A memória episódica é uma memória de fatos vivenciados pela pessoa e de recordações de eventos pessoais, chamada também de memória autobiográfica. Envolve rostos de pessoas, músicas, factos, experiências. Existe uma relação íntima entre quem recorda e o que se recorda.

A memória semântica refere-se ao conhecimento geral sobre o mundo, assim como regras, conceitos, normas e leis. Neste tipo de memória não há localização no tempo, e por isso, não  está ligada a nenhum conhecimento, ação ou fato específico do passado.

 

 

Memória sensorial

Memória a curto prazo

Memória a longo prazo

Aquisição ou Perda

Instantânea

Rápida

Lenta

Tempo de armazenamento

Escassos segundos

(0,2 a 2 seg.)

De 30 a 60 segundos

Horas, dias, meses, anos, toda a vida.

Atenção

Nenhuma/muito pouca

Alguma

Moderada

 

Capacidade

Muito Limitada

Limitada:

(±) 7 Elementos:

7 letras, ou 7 n.ºs

Ilimitada

Base Biológica

Redes sensoriais

Hipocampo e lobo Frontal

Várias partes do Córtex Cerebral

 

 

Exemplos

Quando se vê alguma coisa por instantes e nos pedem para recordar um pormenor.

Consultamos um número da lista telefónica e recordamo-lo enquanto o digitamos.

Recordamos a casa onde passávamos as férias na nossa infância.

 

 








      Relacionamento entre Esquecimento e Memória 

(esquecimento não é uma doença da memória)


O outro lado da memória é o esquecimento, ou o aspeto mais saliente da memória, é muito mais o que esquecemos que o que recordamos.

A memória é seletiva e limitada na sua capacidade de armazenamento. Por isso, o esquecimento é condição essencial ao normal funcionamento da memória.

Podemos definir esquecimento como a incapacidade de recordar, de recuperar dados, informações, experiências que foram memorizadas no passado.

O esquecimento pode ser provisório ou definitivo. Apesar de estar carregado de uma imagem negativa, o esquecimento é essencial. Só continuamos, ao longo de toda a vida, a memorizar informação porque conseguimos esquecer outra.

O esquecimento tem uma função seletiva e adaptativa, já que despreza a informação inútil e desnecessária, impedindo um excesso de informação acumulado no cérebro que bloquearia a captação de novos assuntos.

O esquecimento está, normalmente, mais relacionado com a memória a longo prazo, uma vez que, na memória a curto prazo, o tempo de retenção da informação é demasiado curto; esta ou passa para a memória a longo prazo ou é apagada.



 

Webgrafia

 

“O Processo de Fabricação de Memória”

Tipos de Memória e o Processo de armazenar uma memória

*      http://penta.ufrgs.br/edu/telelab/1/types.htm(2 de Fevereiro de 2021)

 

“Psicologia B ”

A memória e o esquecimento/Psicologia B

*      https://psicologiab.wordpress.com/2011/01/28/a-memoria/(3 de Fevereiro de 2021)

“Memória”

Memória - Paulo Horta – Psicologia B – Webnode

*      https://paulohorta-psicb.webnode.pt/conceitos/memoria%2c-percep%c3%a7%c3%a3o-e-aprendizagem-/memoria/(8 de Fevereiro de 2021)(4 de Fevereiro de 2021)

 

“Portfólio Psicologia B”

Portfólio Psicologia B

*      https://fliphtml5.com/tmtnr/mffo/basic(8 de Fevereiro de 2021)

“Perda de Memória”

Perda de Memória – Distúrbios Neurológicos – Manuais MSD

*      https://www.msdmanuals.com/pt-pt/profissional/dist%C3%BArbios-neurol%C3%B3gicos/sintomas-dos-dist%C3%BArbios-neurol%C3%B3gicos/perda-de-mem%C3%B3ria(9de Fevereiro de 2021)

“Amnésia”

Amnésia – Distúrbios cerebrais, da medula espinal e dos…

*      https://www.msdmanuals.com/pt/casa/dist%C3%BArbios-cerebrais,-da-medula-espinal-e-dos-nervos/disfun%C3%A7%C3%A3o-cerebral/amn%C3%A9sia(9 de Fevereiro de 2021)

 



Catarina, 

membro do blog Mais que uma Recordação, uma Memória!


Comentários

  1. Sintético, esquemático, com informação rigorosa e pertinente para uma compreensão focada nos diferentes tipos de memória. Gostei muito!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares