A Importância da Memória no Comportamento Humano
No mundo dinâmico em que vivemos estamos perante uma constante adaptação à mudança, correndo o risco de esquecermos momentos de vivências passadas, pessoas com quem nos cruzámos, acontecimentos de baixa e até de elevada relevância.
Sem a memória, o ser humano seria incapaz de armazenar as mais diversas
referências, dado que é esta que nos permite:
• Conservar informações relativas ao que nos rodeia (mundo exterior). Exs.: nomes, factos, datas, entre outros;
• A adaptação ao meio e à sobrevivência. Ex.: Quando evitamos ingerir alimentos que sabemos serem tóxicos prejudiciais à nossa saúde e bem-estar);
• Conservar a nossa identidade pessoal.
Ex.: Conhecermos a nossa identidade (quem somos, o que nos diferencia dos
outros, qual o nosso papel no mundo);
• Adquirir novos conhecimentos (das mais
variadas áreas) e mantê-los.
A memória é um processo cognitivo que consiste no armazenamento de informações, acontecimentos, conceitos, ideias, sentimentos e expectativas. Esta é essencial para a nossa existência, sendo que nos permite a aquisição de novos conhecimentos e a adaptação ao meio e que vivemos.
Sendo um fenómeno biológico e psicológico, a memória resulta da interação entre vários sistemas cerebrais, estando na base de todas as funções psíquicas (perceção, aprendizagem, imaginação, raciocínio, …).
Imaginemos agora a vida
humana se não tivéssemos memória. Seria inconcebível.
É a partir das informações armazenadas que o ser humano se adapta a tudo o que o rodeia e a tudo o que vivencia, atribuindo significado às experiências com as quais se depara diariamente.
Sem memória não existiria
transmissão nem desenvolvimento de culturas. O Homem seria unicamente biológico.
As memórias que reconhecemos como nossas constituem a individualidade que nos distingue e nos torna únicos. São estas que nos permitem conhecer e conservar a nossa identidade pessoal. Se perdêssemos a memória esqueceríamos o que fomos e deixaríamos de ser o que somos. Isto acabaria por destruir o nosso futuro.
Sem memória não existe
identidade.
Sugestão relacionada com o tema:
Filme “Memento”
Este filme relata a história de Leonard, que tem como objetivo capturar o homem que violou e matou a sua esposa. Isto torna-se um grande desafio para o mesmo, dado que sofre de amnésia anterógrada, uma doença irreversível que o impede de armazenar novas informações, causada pelo trauma de ter perdido a sua mulher. Este é incapaz de saber para onde vai, ou a razão pela qual procura algo, apenas recordando eventos e detalhes da sua vida antes do crime que lhe tirou a esposa.
Filme “Memento” (2001), imagem retirada de https://en.wikipedia.org/wiki/Memento_(film)
Fontes Recorridas:
“Memento (film)”, Wikipedia, https://en.wikipedia.org/wiki/Memento_(film) (consultado a 13/02/21, às 11:58)
"Processos Psicológicos Básicos - Memória", SciELO, https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722015000400017 (consultado a 13/02/21, às 12:03)
Excelente filme, excelente partilha! Sem memória perdemos o fio que nos liga à teia que nos mantém vivos. Sem memória perdemos a nossa história, a nossa identidade, ficamos perdidos no caminho.
ResponderEliminar