Doenças da Memória - Quais são as mais comuns?


Existem inúmeras doenças associadas à Memória. 

Hoje falaremos de 6 das mais comuns:




Demência de Alzheimer

Uma porção significativa da população acima dos 50 anos sofre de alguma forma de demência associada à memória. A mais comum é a doença de Alzheimer, na qual predomina a perda gradativa da memória, pois ocorrem lesões nas áreas cerebrais responsáveis pela memória declarativa, seguidas de outras partes do cérebro.

Esta é uma doença que se vai instalando ao longo dos anos, na qual se dá um processo degenerativo no cérebro. As conexões que unem as células cerebrais são danificadas, e as células nervosas começam a reduzir em tamanho e número, formando-se tranças neurofibrilhares no seu interior e placas senis no espaço exterior existente entre elas.

Isto resulta numa morte das células presentes no cérebro, afetando que começa a perder as suas funções, nomeadamente a memória.

 

A demência de Alzheimer representa cerca de 60% de todos os casos de demência cerebral.


Demência Vascular

A demência vascular é a segunda doença mais comum associada à memória. Está relacionada com alterações de circulação do sangue no cérebro. Existem diversas variantes desta demência, sendo que a mais comum é a demência por multienfartes. Geralmente dá-se através de uma combinação de fatores de risco prévio (hipertensão, hipercolesterolemia, diabetes, ...).

A demência vascular pode ter uma apresentação semelhante à doença de Alzheimer, embora com uma deterioração com marcos temporais retrospetivamente identificáveis. 


Em algumas pessoas ocorre um quadro combinado destes dois tipos: Demência Vascular e de Alzheimer.


Doença de Parkinson

A doença de Parkinson é um distúrbio neurológico progressivo e degenerativo do movimento. Esta causa uma perturbação progressiva do sistema nervoso central, que causa tremores, rigidez nos membros e articulações, alterações na fala dificuldade na iniciação dos movimentos.  

Quando esta doença se desenvolve, começa a incapacitar as pessoas afetadas, impossibilitando a realização das mais básicas atividades diárias (como vestir a roupa ou tomar banho). Muitos dos sintomas da doença de Parkinson envolvem o controlo motor, o controlo dos músculos e dos movimentos.

 

Embora seja muito mais comum em pessoas acima de 60 anos, o número de pessoas mais jovens diagnosticadas com a doença está aumentando.



Demência de Corpos de Lewy

A Demência de Corpos de Lewy surge com a degeneração e morte das células nervosas cerebrais, onde se desenvolvem estruturas esféricas anormais, ou seja, os corpos de Lewy. Esta demência causa alucinações visuais, rigidez nas articulações e tremores. Ocorre frequentemente uma hipersensibilidade a antipsicóticos e benzodiazepinas. 

O nome desta demência deriva do médico que escreveu pela primeira vez sobre os estes corpos, o Dr. Lewy. Por vezes também é denominada por Doença Difusa com Corpos de Lewy.  


É muitas vezes confundida com a demência de Parkinson, devido às semelhanças entre os sintomas causados.

 


Demência Fronto-Temporal

Demência Fronto-Temporal é o nome dado a um grupo de demências em que existe a degeneração de um ou de ambos os lobos cerebrais frontal ou temporal. Inclui a demência fronto-temporal, a demência semântica, a afasia progressiva não-fluente e a doença de PickA maioria das pessoas afetadas tem familiares que sofrem da mesma doença. 


Esta demência começa por causar distúrbios no comportamento, afetando a memória em casos mais graves.



Demência provocada pelo Álcool (síndrome de Korsakoff)

Esta demência provém do consumo excessivo de álcool. Quando este consumo está associado a uma alimentação com carência de vitamina B1 (tiamina) pode levar a danos cerebrais irreversíveis. As regiões cerebrais mais afetadas por este síndrome são as implicadas na memória, organização, planeamento, competências sociais, discernimento e equilíbrio. A abordagem inclui suspensão/redução de consumo de álcool e a toma de vitamina B1 (tiamina).


Esta demência causa danos cerebrais de alto nível de gravidade irreversíveis.




Mariana

membro do blog Mais que uma Recordação, uma Memória! 




Fontes Recorridas:


Comentários

Mensagens populares